A Respiração
Acreditamos que as respostas para melhorar o nosso estado de espírito e a nossa saúde estão fora de nós e perdemos a consciência de que o alicerce mais poderoso está dentro de nós: A respiração.
Vivemos vários dias sem comer e beber, mas poucos minutos sem respirar, é o ato vital para viver, mas como acontece tão naturalmente vai ficando esquecido e raramente lhe damos a devida atenção, não temos noção que a respiração traduz tudo o que sentimos e que o nosso coração está sempre em sintonia com ela.
A respiração suporta as nossas emoções e a forma como respiramos está ligada ao nosso estado emocional, quando sentimos que estamos em tensão podemos fazer respirações lentas e profundas, imaginar que o ato de inspirar nos acalma e que ao expirar libertamos toda a emoção que sentimos.
Sabia que quando se respira lentamente e profundamente estamos a oxigenar as células cerebrais e ficamos mais tranquilos?
É certo que respirar atentamente a todo o instante é humanamente impossível, no entanto devemos procurar fazer paragens de qualidade e respirar de forma presente. Em dias quentes é frequente que a ansiedade se intensifique e que surjam sintomas parecidos aos de um ataque de pânico, por isso além de todos os cuidados a ter devemos redobrar a nossa atenção na respiração.
Ao exercitar uma respiração consciente pode imediatamente sentir diferenças, mas como em todas as práticas é preciso treino e hábito. Realço que pode sentir tonturas durante a prática, é sinal de que o cérebro não está habituado a estar tão oxigenado e que precisa de descansar!
Seguem agora mais alguns benefícios que conquistamos quando respiramos bem:
– Controlo da ansiedade e alivia o stress;
– Ajuda a dormir melhor;
– Reduz a pressão arterial;
– Diminui as dores lombares;
– Promove o rejuvenescimento;
– Melhora a digestão;
– Controla o peso;
– Estimula a circulação sanguínea.
Aproveita o que tens dentro de ti, serás certamente uma pessoa mais saudável!
Imagem: Pixabay
Autora: Jéssica Duarte
Living Place – Animação Turística
ECO Quinta Villa Maria