A Respiração

A Respiração

 

 

Acreditamos que as respostas para melhorar o nosso estado de espírito e a nossa saúde estão fora de nós e perdemos a consciência de que o alicerce mais poderoso está dentro de nós: A respiração.

Vivemos vários dias sem comer e beber, mas poucos minutos sem respirar, é o ato vital para viver, mas como acontece tão naturalmente vai ficando esquecido e raramente lhe damos a devida atenção, não temos noção que a respiração traduz tudo o que sentimos e que o nosso coração está sempre em sintonia com ela.

 

A respiração suporta as nossas emoções e a forma como respiramos está ligada ao nosso estado emocional, quando sentimos que estamos em tensão podemos fazer respirações lentas e profundas, imaginar que o ato de inspirar nos acalma e que ao expirar libertamos toda a emoção que sentimos.

Sabia que quando se respira lentamente e profundamente estamos a oxigenar as células cerebrais e ficamos mais tranquilos?

 

É certo que respirar atentamente a todo o instante é humanamente impossível, no entanto devemos procurar fazer paragens de qualidade e respirar de forma presente. Em dias quentes é frequente que a ansiedade se intensifique e que surjam sintomas parecidos aos de um ataque de pânico, por isso além de todos os cuidados a ter devemos redobrar a nossa atenção na respiração.

 

Ao exercitar uma respiração consciente pode imediatamente sentir diferenças, mas como em todas as práticas é preciso treino e hábito. Realço que pode sentir tonturas durante a prática, é sinal de que o cérebro não está habituado a estar tão oxigenado e que precisa de descansar!

 

Seguem agora mais alguns benefícios que conquistamos quando respiramos bem:

– Controlo da ansiedade e alivia o stress;

– Ajuda a dormir melhor;

– Reduz a pressão arterial;

– Diminui as dores lombares;

– Promove o rejuvenescimento;

– Melhora a digestão;

– Controla o peso;

– Estimula a circulação sanguínea.

 

Aproveita o que tens dentro de ti, serás certamente uma pessoa mais saudável!

 

Imagem: Pixabay

 

Jéssica Duarte | ECO Quinta Villa Maria | Living Place - Animação Turística

Autora: Jéssica Duarte

Living Place – Animação Turística

ECO Quinta Villa Maria

 

Living Place - Animação Turística

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Subscribe!