Clean&Safe

COVID 19 CLEAN&SAFE

O Turismo de Portugal criou o selo Estabelecimento “Clean&Safe” que visa reconhecer os Empreendimentos Turísticos, Empresas de Animação Turística e Agências de Viagens e Turismo que assumam compromisso de cumprir as recomendações emitidas pela Autoridade Turística Nacional em coordenação com a Direção-Geral da Saúde para reduzir riscos de contaminação dos seus espaços com o SARS-CoV-2 (novo coronavírus COVID-19).

Este reconhecimento, válido até 30 de abril de 2022, é gratuito e opcional, e exige a implementação nas empresas de um protocolo interno que, de acordo com as recomendações da Direção-Geral da Saúde, assegura a higienização necessária para evitar riscos de contágio e garante os procedimentos seguros para o funcionamento das atividades turísticas.

Esta medida, articulada com a Confederação do Turismo de Portugal (CTP) e com contributos de outras associações do setor, procura sensibilizar as empresas turísticas para os procedimentos mínimos a adotar e incentivar a retoma do turismo a nível nacional e internacional, reforçando a confiança de todos no destino Portugal e nos seus recursos turísticos.

O Turismo de Portugal assegurará a comunicação nacional e internacional desta iniciativa, bem como dos estabelecimentos aderentes com o objetivo de renovar e incrementar a confiança de parceiros e consumidor final nos nossos equipamentos turísticos.

INTRODUÇÃO
A Living Place – Animação Turística, reconhece a importância do selo Clean&Safe e garante os procedimentos necessários a todos os clientes e colaboradores que participem nas suas atividades turísticas.  Tanto no interior como no exterior da ECO Quinta Villa Maria, a Living Place – Animação Turística, continuará a trabalhar para que estes requisitos sejam prioritários e atualizados diariamente.

Neste Manual, encontram-se resumidas as orientações e medidas implementadas, as quais serão monitorizadas em função das diretrizes de saúde pública e da evolução da situação epidemiológica. Sempre que necessário, sofrerá revisões para atualização de novas normas, alterações das equipas intervenientes e outros fatores que surjam, que obriguem à sua reestruturação.

FORMAÇÃO DE TODOS OS NOSSOS COLABORADORES 
Todos os Colaboradores receberam informação e formação específica sobre: Protocolo interno relativo ao surto de coronavírus COVID-19.

Para cumprir as precauções básicas de prevenção e controlo de infeção relativamente ao surto de coronavírus COVID-19, incluem-se os seguintes procedimentos:

Higienização das mãos: lavar as mãos frequentemente com água e sabão pelo período de pelo menos 20 segundos ou usar desinfetante para as mãos que possua pelo menos 70º de álcool, cobrindo todas as superfícies das mãos e esfregando-as até se encontrarem secas.

Etiqueta respiratória: tossir ou espirrar para o antebraço fletido ou usar lenço de papel, que depois é imediatamente deitado ao lixo; Higienização das mãos sempre após tossir ou espirrar e depois de se assoar; Evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos.

Conduta social: é alterada a frequência e a forma de contacto entre os colaboradores e entre estes e os clientes, evitando (sempre que possível) o contacto próximo, apertos de mão, beijos, postos de trabalho partilhados, reuniões presenciais e partilha de comida, utensílios, copos e toalhas.

Para cumprir a auto monitorização em caso de suspeita, é avaliada a febre, medindo a temperatura corporal e registado o valor e a hora de medição, ao mesmo tempo é verificada a existência de tosse ou dificuldade em respirar.

Se a temperatura se encontrar fora dos parâmetros considerados normais (febre ≥38ºC) deve ser contactada a Saúde 24 (808 24 24 24) ou o Número de Emergência Nacional (112). Caso algum cliente ou colaborador tenha algum sintoma associado à COVID-19 ou tenha tido contacto com um caso confirmado, deve igualmente ser contactada a Saúde 24.

INFORMAÇÃO PARA TODOS OS CLIENTES
 Será disponibilizada a todos os clientes a seguinte informação:
– Como cumprir as regras de prevenção e controlo da infeção;
– Qual o protocolo interno estabelecido quanto ao surto de coronavírus COVID-19.

A EMPRESA POSSUI
Plano de contingência SARS-COV-2 (COVID-19).

Equipamento de proteção individual para todos os colaboradores envolvidos nas atividades.

Equipamento de proteção individual para todos os clientes (capacidade máxima de 10 pessoas por grupo) que estará disponível para venda, caso o cliente não possua.

Dispensadores de solução anti-séptica à base de álcool ou solução à base de álcool.

Recipiente de resíduos com abertura não manual e saco plástico.

Nas instalações sanitárias, existem equipamentos para desinfetar as mãos com solução à base de álcool e toalhetes descartáveis.

PLANO DE LIMPEZA E HIGIENIZAÇÃO
Para o cumprimento da limpeza e desinfeção de superfícies e tratamento de roupa nos estabelecimentos, são utilizados os produtos recomendados pela DGS.

Sempre que possível são substituídos materiais têxteis por descartáveis em papel.

A lavagem do vestuário usado nas atividades e outros acessórios disponibilizados, por colaboradores ou clientes é realizada com base nas recomendações da DGS na desinfeção de equipamentos e materiais.

São fornecidos higienizadores de mãos à base de álcool aos participantes nas atividades.

É realizada a higienização e desinfeção dos equipamentos utilizados após cada atividade, de acordo com as regras aplicáveis a cada tipo de equipamento.

A ORGANIZAÇÃO E GESTÃO DA EMPRESA ASSEGURA
A manutenção da distância social de segurança entre os participantes nas atividades, de acordo com as recomendações da Direção Geral de Saúde.

A distribuição de informação, no âmbito da atividade, preferencialmente em suporte digital/online.

O cumprimento de protocolos internos de higienização e segurança por parceiros envolvidos nas atividades.

A presença constante ao serviço de um colaborador responsável por acionar os procedimentos em caso de suspeita de infeção (acompanhar a pessoa com sintomas ao espaço de isolamento, prestar-lhe a assistência necessária e contactar o serviço nacional de saúde).

O armazenamento dos resíduos produzidos pelos doentes suspeitos de infeção é realizado em saco de plástico que, após fechado é enviado para operador licenciado para a gestão de resíduos hospitalares com risco biológico.

Cumprimento dos protocolos internos de higiene e segurança pelos parceiros envolvidos nos programas e atividades.

RESPONSABILIZAÇÃO COLETIVA
Compete a todos zelar pelas condições de saúde e de segurança, minimizando os riscos de contaminação nas áreas de trabalho e transmitindo orientações seguras e de confiança. É de todos a responsabilidade de ajustar comportamentos que nos protejam e protejam todos aqueles com quem contactamos, para que juntos possamos minimizar os riscos de contágio.

Se tiver alguma sugestão de melhoria relativa às medidas de prevenção, pode enviar um email para geral@livingplace.pt .

A presente declaração decorre do compromisso de que todos os requisitos anteriormente referidos são cumpridos na íntegra pela Living Place – Animação Turística, Lda. 
Todos juntos venceremos!

ACEDA AQUI AOS MATERIAIS DE DIVULGAÇÃO DA DGS PARA O COVID-19

Living Place – Animação Turística

Informação atualizada em 22 jun 2021.