Energia Verde
A energia verde provém de recursos renováveis, isto é, que são repostos pela natureza a uma velocidade superior ao seu tempo de consumo. É, desta forma, considera-se uma energia sustentável.
Mas de onde vem essa Energia Verde?
A energia verde provém de recursos naturais e renováveis. Assim sendo, são rapidamente repostos pela natureza e não têm um grande impacto negativo no planeta. A energia verde é assim, considerada mais limpa e menos impactante do que as fontes de energia não renováveis.
Tipos de Energia Verde
Pudemos distinguir vários tipos de energia verde:
- Energia solar fotovoltaica: proveniente da luz solar. O painel fotovoltaico é o responsável por converter a energia solar em eletricidade;
- Energia eólica: proveniente do movimento do vento. Os aerogeradores são responsáveis por transformar a energia mecânica em elétrica;
- Energia da biomassa: proveniente da matéria orgânica não fóssil de origem animal e vegetal;
- Energia hídrica: proveniente da força das águas dos rios (barragens);
- Energia geotérmica: proveniente do calor interno da Terra;
- Energia das marés e das ondas: proveniente do movimento das marés e da força das ondas.
As vantagens da Energia Verde
Existem vantagens no uso das energias verdes. Ao nível ambiental, gera poucos resíduos poluentes, é inesgotável e não contribui para o agravamento do efeito de estufa. Ao nível económico, a energia verde gera empregos locais, aumenta o PIB das nações, permite que os países possuam autonomia energética e promove o desenvolvimento de novas tecnologias.

Autor: Paulo Nabais
Living Place – Animação Turística
ECO Quinta Villa Maria