fbpx

Percurso Medieval e os Loendros de Cambarinho

|||::

Este percurso irá guiar-nos por alguns dos mais belos recantos da freguesia de Cambra. Caminhando por caminhos em pedra, quelhas, carreiros, atravessando cursos de água por belas pontes, poldras ou pontões, irá, com toda a certeza, surpreender-se com o que vamos encontrar nesta terra.

 

O cenário envolvente atesta um passado rico de história, podendo-se admirar o imponente brasão do solar de Cambra, a Igreja Paroquial de Cambra, edifício barroco do século XVIII ornado por duas torres sineiras. Teremos oportunidade de ver o ex-líbris desta freguesia, a Torre Medieval de Cambra e vamos atravessar o rio Alfusqueiro por uma poldra e ainda visitar a Cova do Lobisomem.

 

 

 

 

Depois de almoço faremos viagem curta até à Reserva Botânica de Cambarinho, para apreciar a beleza dos Loendros em flor, um espetáculo de cor raro que acontece apenas uma vez por ano.

 

A subespécie Rhododendron ponticum subsp. baeticum, é entre nós uma relíquia da floresta laurissilva, endémica do oeste da Península Ibérica. Em Portugal, a maior mancha de loendros ou rododendros encontra-se na Reserva Botânica do Cambarinho. Apenas ocorre na Serra do Caramulo e Serra de Monchique no Algarve.

 

A Living place promove esta atividade uma vez ao ano para visita à Reserva. Não deixe para o ano seguinte o que pode ver neste.

 

Ponto de encontro na Torre Medieval de Cambra pelas 10h00

Coordenadas GPS: 40º40’59’’N 8º09’50’’W

Percurso Circular, com cerca de 10 km de extensão

Dificuldade: Médio/Baixo

Paisagem; fauna; flora; património arqueológico e arquitectónico

Oferecemos uma garrafa de água 33 cl e uma peça de fruta.

Preço: 12 Euros (IVA incluído).

 

Torre Medieval de Cambra

EnglishPortuguese
Newsletter