Já ouviu falar de Mindfulness?

Mindfulness

Já ouviu falar de Mindfulness?

 

 

A forma agitada como enfrentamos o dia-a-dia faz-nos repetir as mesmas rotinas sem nos apercebermos disso, estamos a viver em piloto automático. É importante saber “desligar o botão” e viver o presente, já ouviu falar em Mindfulness? É regularmente traduzido para português como atenção plena, mas a verdade é que o Mindfulness é muito mais do que isso, podemos dizer que é o conjunto de duas práticas (meditativas e cognitivas), e o seu objetivo fulcral é ajudar-nos a não estar tão agarrados ao passado e/ou excessivamente preocupados com o futuro. “Puxa-nos” para o aqui e o agora, relembra que temos que aproveitar o presente de forma concentrada, mas relaxada. Já deu conta que daqui a instantes este momento já vai ser passado? Devemos saborear a vida momento a momento, porque não somos imortais e a nossa única certeza é este instante…

 

Qualquer pessoa pode praticar Mindfulness e são inúmeros os seus benefícios: Reduz a ansiedade e o stress, melhora o estado de humor, alivia sintomas de doenças físicas e psicológicas, promove maior consciência da nossa mente e corpo, aumenta a capacidade de concentração, foco e memórias, de forma mais ampla melhora o nosso bem-estar de forma geral. Antes de deixar a minha sugestão de prática Mindfulness, quero lembrar que nenhuma mudança na nossa vida é simples, nada acontece de um dia para o outro, mas tudo começa em si! E cada vez que conseguir alcançar mais um bocadinho, eu posso garantir-lhe que está no caminho certo para valorizar de forma consciente cada momento da sua vida!

 

Recomendo que preste mais atenção à sua respiração, pode colocar um alarme no seu telemóvel e três vezes ao dia, fazer algumas inspirações e respetivas expirações e pode repetir para si mesmo: “Está tudo bem”. Se quiser fazer uma prática mais demorada, recomendo que encontre um local tranquilo onde possa estar sem ser incomodado, que se sente com as costas direitas, feche os olhos e faça novamente algumas inspirações e as expirações, depois fique apenas observando a sua respiração sem esforço, sem crítica e julgamento e cada vez que o pensamento vaguear volte a concentrar-se na sua respiração.

Boa Prática!

 

Imagem: Pixabay

 

Jéssica Duarte | ECO Quinta Villa Maria | Living Place - Animação Turística

Autora: Jéssica Duarte

Living Place – Animação Turística

ECO Quinta Villa Maria

 

Living Place - Animação Turística

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Subscribe!