Águeda Smart City Lab

Águeda Smart City Lab, o Laboratório Vivo para a Descarbonização

Continuamos com um trabalho de evolução que tem transformado os comportamentos da população em benefício do Ambiente. Não tinha uma ideia exata por onde este caminho deveria seguir e quais as metas a alcançar verdadeiramente. Ainda por cima com o aparecimento da pandemia COVID-19, o que nos veio trazer novas modalidades de aproximação às pessoas e mudanças estratégicas na forma como a Living Place – Animação Turística se poderia aproximar da população com todas as restrições impostas pela DGS e Turismo de Portugal.


Mas lá assumimos o caminho e as dificuldades e aqui estamos sem pestanejar. Uma aprendizagem que nos tem trazido muito valor, inovação, novas ideias, novas visões de futuro e novas estratégias sociais. Enriquecedor mas também muito trabalhoso, o que nos tem dado muita resistência e encontrado novos percursos de atuação no mercado. Contudo, continuamos a crescer e a fazer valer os nossos valores para uma sociedade com maior qualidade de vida, justa e sustentável.

O trabalho do Águeda Smart City Lab tem tido influência muito positiva nos indicadores que são bastante favoráveis ao Município de Águeda. Projeto que é levado muito a sério e continua a cumprir objetivos estratégicos e bem definidos.

” O CESOP avaliou um conjunto de 130 indicadores, representativos das diversas metas previstas na Agenda 2030. Na análise global aos 17 ODS, Águeda obteve um resultado de de 67,5, um valor superior aos índices atribuídos a Portugal (65,7), à Região Centro (65,5), à Região de Aveiro (64,8) e à média do municípios comparáveis (64,0).Isto quer dizer que 67,5% do caminho para o desenvolvimento sustentável no Município de Águeda está cumprido.”

Este projeto, Águeda Smart City Lab do Município de Águeda tem por objetivo mobilizar toda a comunidade aguedense para, em conjunto com a Autarquia e outros parceiros, desenvolver e implementar ações inovadoras que promovam a redução da emissão de Gases com Efeito de Estufa (GEE) e a adoção de medidas de mitigação de alterações climáticas, englobando quatro áreas temáticas: Mobilidade, Energia, Edifícios e Economia circular e Ambiente.

Assim, é com orgulho que a Living Place – Animação turística se revê nestes resultados, pois desde 2019 que gere a sede do Laboratório Vivo para a Descarbonização da cidade de Águeda. Um trabalho que se pauta pela qualidade que se incute nas atividades e um esforço de equipa que reflete a responsabilidade que a empresa assumiu desde o início. As cidades serão mais sustentáveis quanto mais a população se consciencializar da importância urgente desta mudança. E isto só se consegue com o interesse e ação de todos, seja nas escolas, nas empresas, nos grupos parlamentares, nas Câmaras Municipais, Juntas de Freguesia, Associações, ou seja, todos sem exceção terão uma influência neste longo caminho a percorrer.

Também reconheço que esta mudança de comportamentos em prol do planeta e das cidades mais limpas e menos “dispendiosas” energeticamente, só se consegue após gerações, mas a atitude de mudança já se iniciou e há já quem esteja a ficar muito na retaguarda apesar de o comboio ir em viagem cada vez mais acelerada ao encontro da sustentabilidade. Queremos estar na frente…

Paulo Nabais

Autor: Paulo Nabais

Living Place – Animação Turística

ECO Quinta Villa Maria

 

Living Place - Animação Turística