Living Trees

Logos Living Place
Medronheiro
Medronheiro
Distinção da acreditação Biosphere

Living Trees é um projeto de comemoração do Dia Mundial da Árvore, celebrado anualmente a 21 de Março, com o qual a Living Place pretende desafiar os seus parceiros a acolher e a cuidar de um Medronheiro, até este se tornar grande o suficiente para ser plantado!

Uma ideia de sensibilização ambiental que envolve a comunidade e instituições da região com vista a valorizar a alteração de comportamentos em benefício do ambiente e da qualidade de vida das populações, abrindo caminho para uma maior eficácia na Proteção e Conservação da Natureza.


O Dia da Árvore existe para sensibilizar a população do papel das árvores e das florestas como “pulmões” do planeta, e nada melhor que cuidar de uma árvore para perceber a sua importância. No próximo outono ou inverno, conforme a chegada das primeiras chuvas, será a época ideal para plantar as árvores oferecidas do projeto Living Tree.

O Medronheiro

Arbutus unedo para todos, Medronheiro para os amigos, é uma árvore de folha persistente.

Esta árvore é nativa da região mediterrânica e é facilmente encontrada em países como Portugal, Espanha, Marrocos, Grécia, entre outros. As suas folhas têm vários fins medicinais e, durante o outono, os frutos vermelhos e rugosos – os medronhos – são colhidos e utilizados para produzir doces, iogurtes, licores e aguardentes.

Porquê o Medronheiro?

O Medronheiro é uma espécie comumente escolhida para projetos de restauro ecológico por várias razões:

  • Esta árvore cresce bem em solos pobres em água e nutrientes e é resistente ao fogo, sendo fácil de tratar e boa para plantar numa grande variedade de locais;
  • Além disso, toda a planta tem utilidade para outros seres vivos: as folhas são um local seguro para insetos e pequenos animais durante o inverno; as flores são uma fonte de pólen para as abelhas durante a primavera e verão; e os frutos são um alimento para pássaros durante o outono.

Como cuidar do Medronheiro?

O Medronheiro não precisa de muitos cuidados, e sobrevive numa grande quantidade de condições. Estas três dicas são suficientes para cuidar desta árvore:

  • Colocar o vaso num local solarengo, sem ser directamente debaixo de luz solar;
  • Todas as semanas, pressionar a terra com os dedos para verificar se está húmida ou seca e, se estiver seca, regar o vaso até à borda;
  • Ver todas as partes da planta com atenção e, se alguma parte parecer doente (por ex. folhas ou tronco com uma coloração estranha), ligar para um dos contactos da Living Place – ajudaremos da melhor forma!

Fique atento a esta página e às nossas redes sociais para acompanhar o desenvolvimento destas árvores!


Logos Living Place

Fotografias do Crescimento das Árvores Doadas

Agrupamento de Escuteiros 1067 Pampilhosa


Entrega das Árvores

Entrega das árvores às seguintes entidades: Biblioteca Municipal da Mealhada, Centro de Interpretação Ambiental da Mealhada, EPVL – Escola Profissional Vasconcellos Lebre, Caixa de Palco, Fundação Mata do Bussaco, DeBastos, Paul Stricker, Licores Maria Gomes, Escola Básica nº2 Pampilhosa, Centro Escolar Pampilhosa, Agrupamento de Escuteiros 1067 Pampilhosa.


Preparação

Sementes de Medronheiro da Eco Quinta Villa Maria – Turismo de Natureza de onde brotaram estas pequenas árvores, acarinhadas para serem entregues neste momento especial.



Biosphere International
Biosphere International