contador de visitas blog

Mealhada

Mealhada UrbanArt

O código QR que o seu telemóvel leu pertence a União de Freguesias da Mealhada, Ventosa do Bairro e Antes.

O Urban Art ou Arte Urbana, constitui-se como uma galeria de arte exterior difundida por todas as freguesias do concelho da Mealhada no âmbito do projeto 180º Mealhada.

Este Percurso permanente poderá ser feito a pé, bicicleta ou automóvel. Passa por todas as freguesias, onde o desenho evoca parte da história de cada localidade, criando uma expressão criativa no espaço coletivo.
Extensão: 36 Km
Tipo: Circular
Dificuldade: Média

Legenda: “Obrigado Heróis”

Neste projeto optou-se por fazer um trabalho mais geométrico, pois obriga o público a parar para tentar entender o que está representado nesta arte urbana. No lado esquerdo da imagem está representada a fénix dos bombeiros que transmite motivação, coragem e garra aos mesmos.

A Fénix: tradicionalmente usada em todo o mundo, como Emblema de corporações de bombeiros, a Fénix Renascida parece ter sido adotada em Portugal desde a década de trinta, como motivo central das insígnias da Liga e das numerosas corporações. A Fénix era uma bela ave que possuía uma força extraordinária e podia viver quinhentos anos. As suas penas seriam vermelhas, enquanto o bico, a cauda e as garras seriam douradas. As suas lágrimas podiam curar qualquer doença, possuía um lindo canto e no final da vida entoava uma melodia triste. Após isto, queimava-se, voltava a ressurgir e as cinzas que sobravam deste processo tinham a propriedade de ressuscitar os mortos.

Decidiu-se também deixar escrito na obra palavras de incentivo: “Obrigado Heróis”, que é uma forma de podermos agradecer a todos os bombeiros pelo trabalho desempenhado no dia a dia.

Optou-se por usar vários tons de vermelho, pois essa cor representa a conquista, a luta e também é a principal cor dos bombeiros.

Autores: Francisco Lages; Gonçalo Vaz; Marian Orosz; Luís Breda.

Você Está AQUI!