Oficinas Educação Ambiental
Escolas Empresas Famílias

O contacto direto com a Natureza é primordial na educação de todos os seres humanos. A transmissão de conhecimento na área das ciências da natureza e dos temas desenvolvidos nas salas de aula, é fundamental no desenvolvimento harmonioso das crianças, adolescentes e jovens adultos e adultos.
Com base neste conceito, a Living Place desenvolveu programas pedagógicos que podem ser requisitados por escolas, empresas, associações e outras instituições que pretendam dinamizar o contacto direto com a natureza.
As atividades estão programadas para se adaptarem ao tempo a ocupar (meio dia, um dia), sendo possível completar uma atividade com mais tarefas de modo a prolongar a sua duração.
Team Building
QUIZ AMBIENTAL
O Quiz Ambiental, em formato de Peddy Papper, tem o intuito de preparar os participantes para a importância da biodiversidade. De uma forma lúdica vão deparar-se com algumas questões de elevada importância e de simples resolução. As equipas percorrerão a Villa Maria e passarão por diversos postos previamente instalados, resolverão alguns enigmas, ultrapassando obstáculos que poderão ser físicos ou imaginários.
No final do Quiz a equipa vencedora receberá um prémio.
Duração: 2 a 3 horas
Nº mínimo: 15 participantes
PLANTAÇÃO DE ÁRVORES – BioVilla
(esta atividade só deverá ser realizada no período de novembro a fevereiro)
Cada equipa será responsável por cavar, plantar e regar as suas árvores.
Será atribuído um Certificado de Redução de Pegada Ecológica à empresa e um certificado de Plantação a cada participante (enviado posteriormente por via eletrónica). A cada participante será oferecido um KIT SEMENTE (contendo um vaso, terra, instruções e a semente). A ideia é durante um ano cuidarem da sua árvore ou planta (em casa ou no local de trabalho) e a plantarem no ano seguinte, no local que entenderem, outro local designado pela empresa, ou mesmo na Villa Maria.
Duração: 2 a 3 horas
Nº mínimo: 15 participantes
NATURAL BOOTCAMP
Os participantes são recebidos no local da atividade por um “comandante militar”, que os irá dividir em Esquadrões de Combate. Depois da receção e de alguns exercícios físicos (abdominais, flexões, agachamentos), as equipas são guiadas até ao campo de treino onde, em jeito de orientação têm de realizar várias dinâmicas de treino militar com cariz ambiental, tendo de as superar em equipa. As dinâmicas podem ir desde: Tiro ao alvo, rastejar na lama ou folhas secas, construção de abrigos para animais, pontes paralelas, subir a corda, passagem pelo túnel, etc. O género de atividades depende do que a empresa pretender.
Neste programa todos os participantes colaboram para um objetivo comum: reconstruir ou construir um espaço na Villa Maria. Uma atividade que pretende proporcionar aos participantes, novas experiências, promovendo o trabalho em equipa e de cooperação para uma finalidade comum.
Duração: 2 a 3 horas
Nº mínimo: 15 participantes
TEAM BUILDING SOCIAL – FarmVille
Troque de profissão por um dia e aprenda em equipa a pintar, alterar e decorar instalações ou espaços verdes, “construa” hortas ou canteiros de aromáticas. Use a imaginação construindo ou remodelando espaços com o material que a natureza lhe proporciona. Pretendemos também apelar à importância da sustentabilidade e da existência de espaços verdes.
Um dia bem passado em que sentirá um misto de emoções. O pegar nas enxadas e calçar as luvas de trabalho, são sensações e vivências de novas experiências.
Duração: ½ dia ou 1 dia
Nº mínimo: 15 participantes

Escolas, Ambiente, Educação
CAMINHO DA FLORESTA
Percurso de abordagem aos seres vivos da floresta, às cores, aos sons e aos
materiais disponíveis para construção de estruturas adequadas ao espaço e à faixa etária. Contacto direto com a terra e a água.
CAMINHO DO PRADO DAS CORES
Percurso interpretativo sobre as espécies existentes no prado, conciliando a luz do sol com as diversas cores do espaço, os sons das aves de rapina e a sua relação
com os seres da terra. As cores vivas do prado e o movimento do vento.
ÁRVORES DE FRUTO COM FRUTA
Descobrir e identificar as árvores de fruto e os seus frutos. Cheiros e sabores dos
diversos frutos. Aromas do pomar e prova de frutas diversas.
CONSTRUÇÃO DE ESTRUTURAS PELAS CRIANÇAS
Permitir a liberdade de se ir construindo estruturas imaginadas pelas crianças,
criando o seu próprio espaço e ambiente de diversão e trabalho (Portas de bambu, túneis na terra e em madeira, baloiços). Fomentar a utilização de materiais naturais:
água, terra, madeira, folhas, pedras.
CONSTRUIR UM CASTELO
Incentivar a construção de um ícone que represente o local mais seguro para a
criança se encontrar (numa árvore, num local alto, num espaço pouco acessível).
ESTAÇÕES DO ANO – PORQUE MUDAM AS CORES NA FLORESTA?
Relacionar e perceber as mudanças na floresta conforme as estações do ano. Qual a sua importância. O que acontece às árvores e aos animais.
IDENTIFICAÇÃO DE ESPÉCIES EXISTENTES
Identificar o maior número de espécies num conceito de divertimento e
aprendizagem.
SONS E CHEIROS DA NATUREZA
Os sons e os cheiros na natureza vão desde o silêncio quase total ao som de uma
ave de rapina, ao cheiro de uma flor ou de uma árvore de grande porte, respetivamente.
APRENDIZAGEM VIVA E SENTIDA
Sentir e viver a natureza em contacto direto com a chuva, as poças de água, a terra
e a lama, o frio e o calor.
AULAS DE ÁGUA E TERRA
Aula de construção para desenvolvimento da motricidade fina e grossa, construindo
pequenas peças ou utensílios com água e terra (uma toca para um coelho, um bebedouro para os pássaros, um pequeno charco para os anfíbios).
PARA QUE SERVE A CHUVA?
A importância da chuva para o ambiente e a floresta. Os benefícios para os seres vivos. Sentir e ouvir a chuva a tocar na terra. O cheio a terra molhada.
HÁ PROCURA DOS ESCONDERIJOS DOS ANIMAIS
Procurar e descobrir os espaços onde os animais vivem e se protegem.
Respeitar a sua privacidade.
AS ÁRVORES SENTIDAS E ABRAÇADAS
Valorizar e perceber o valor de uma árvore de grande porte (a sua sombra, os alimentos para os animais, esconderijos dos animais, adubo para a terra, filtrar a água, manter a humidade do espaço, a comunicação entre árvores e entre os pássaros).
Turismo Ativo
PERCURSO DO PRADO DAS CORES
Percurso interpretativo das espécies existentes e encontradas ao longo do caminho.
A importância da biodiversidade. Plantação de uma árvore para simbolizar o evento e transmitir a noção de responsabilidade e respeito para com a natureza. Dependendo da estação do ano, o percurso terá diferentes atrativos que são desenvolvidos no local com os participantes.
TEATRO DA FLORESTA
Em parceria com Associação Cultural e Teatro, a dinâmica desenvolve-se na floresta, sendo percorridos vários locais de beleza natural que constituem o espaço.
As atuações ao vivo e muito próximas do público, são inovadoras e permitem uma vivência mais duradoura e real dos acontecimentos.
MAGIA DO HALLOWEEN
Em noite mágica de Halloween, a caracterização das personagens e dos participantes constitui a principal atração deste evento. Em ambiente noturno, as atuações dos diversos personagens desenrolam-se também em ambiente natural pela noite de Halloween.
YOGA NA FLORESTA
Momentos de tranquilidade em ambiente florestal. A valorização de atividades físicas em meio natural, requer um ambiente calmo e adequado a esta prática ancestral. Na floresta, o Yoga é uma prática que reflete o bem-estar e a saúde.
LIFE ZEN – RESPIRAÇÃO PROFUNDA
Num ambiente totalmente isolado onde os sons naturais se encontram presentes em constante movimento, a respiração profunda e calma é o ponto central para a aquisição de energia limpa e purificação da mente. Consegue-se adquirir um estado de relaxamento profundo e de consciência corporal e espiritual bem vincada.

Turismo Científico
NOITE DOS MORCEGOS
De cariz científico, esta atividade insere-se num contexto noturno em meio natural. A deteção dos sons dos morcegos e o seu voo noturno constituem o principal fator de interesse.
BIRDWATCHING
Um conceito científico de observação e identificação de aves. As suas características corporais, sons e estilos de voo, são abordados durante a sessão. Uma oportunidade de observar as aves mais difíceis através de material adequado.
ANFÍBIOS E ANIMAIS NOTURNOS – LAGOS E CHARCOS
Deteção, identificação, observação e características relevantes de anfíbios e animais noturnos. Sua importância nos ecossistemas. Construção de pequenos charcos e acompanhamento do seu desenvolvimento ao longo do tempo.
IDENTIFICAÇÃO E CARACTERIZAÇÃO DA FLORA LOCAL
Reconhecer e caracterizar as espécies locais ao nível da flora, estimulando uma aprendizagem mais profunda ao nível científico, entendendo a importância da diversidade biológica e perceber quais as espécies com maior probabilidade de sobrevivência ao ambiente estabelecido. Compreender as diversas associações e benefícios entre as espécies existentes e a sua importância para a biodiversidade. Discutir sobre as espécies invasoras, determinar quais as que possuem maior probabilidade de se instalarem no local e que medidas a tomar.
Informações e Reservas