contador de visitas blog

Pampilhosa

Pampilhosa UrbanArt

O código QR que o seu telemóvel leu pertence à Freguesia de Pampilhosa.

O Urban Art ou Arte Urbana, constitui-se como uma galeria de arte exterior difundida por todas as freguesias do concelho da Mealhada no âmbito do projeto 180º Mealhada.

Este Percurso permanente poderá ser feito a pé, bicicleta ou automóvel. Passa por todas as freguesias, onde o desenho evoca parte da história de cada localidade, criando uma expressão criativa no espaço coletivo.
Extensão: 36 Km
Tipo: Circular
Dificuldade: Média

Legenda: Manchas de memória

A obra é composta por uma linha do tempo das associações e dos elementos mais emblemáticos que surgiram ao longo da história de existência da Pampilhosa.

Podemos observar na obra as associações: Cruz Vermelha, Bombeiros Voluntários da Pampilhosa, o Teatro, a Filarmónica e os Escuteiros. Também está representado a Igreja, a locomotiva BA 61 e a Fábrica de cerâmica.

Foi escolhido representar as associações que existem na Pampilhosa, porque a Freguesia é conhecida por ter muitas associações e das mais antigas que o concelho da Mealhada possui.

Foram representadas diversas cores:

O verde representa os Escuteiros devido à sua ligação com a natureza, com a esperança e a interação de um grupo. O amarelo representa os Bombeiros por ser uma cor que também os representa e por trazer otimismo. Saiba mais AQUI.

O vermelho representa a Cruz Vermelha como é o seu logotipo. A filarmónica é representada em castanho por ser a cor da lira que a representa. A filarmónica da Pampilhosa teve o seu início no final do séc. XIX, sendo que existe até os dias de hoje. Esta associação é conhecida por toda a freguesia. Saiba mais AQUI.

Cinzento-azulado é a locomotiva BA 61 por ser uma cor que representa a antiguidade da freguesia. Esta locomotiva encontra-se no momento inutilizável e é, de certa forma, uma memória antiga da Pampilhosa. A BA 61 era utilizada para transporte de diversas coisas. Saiba mais AQUI.

O rosa-claro representará o Teatro, devido à ternura que o grupo passa para as pessoas de fora e as que estão por dentro da associação. Saiba mais AQUI.

A Fabrica de Cerâmica é a laranja, porque representa o tijolo do qual ela é feita. A Fábrica de Cerâmica é uma fábrica antiga localizada na Pampilhosa, no momento ela encontra-se em ruinas e abandonada, sendo que, antigamente a fabrica era considerada bastante importante para a freguesia da Pampilhosa.

Para a Igreja é usado o azul que representa a tranquilidade e serenidade que ela pode trazer.

Tudo o que está indicado no mural, faz da Pampilhosa o que ela é hoje em dia.

Autores: Alexandre Martins, Ana Rodrigues, Ângela Morais, Bárbara Leal, Bruna Pinto, Cláudia Baptista, Maria Santos Tatiana Rodrigues.

Você Está AQUI!