Pampilhosa UrbanArt

Pampilhosa UrbanArt
O código QR que o seu telemóvel leu pertence à Freguesia de Pampilhosa.
O Urban Art ou Arte Urbana, constitui-se como uma galeria de arte exterior difundida por todas as freguesias do concelho da Mealhada no âmbito do projeto 180º Mealhada.
Projeto realizado pelos alunos da Escola Profissional Vasconcellos Lebre com o intuito de os preparar para o trabalho profissional e aproximá-los da realidade empresarial. Cumprimos com os ODS´s:
Este Percurso permanente poderá ser feito a pé, bicicleta ou automóvel. Passa por todas as freguesias, onde o desenho evoca parte da história de cada localidade, criando uma expressão criativa no espaço coletivo.
Extensão: 36 Km
Tipo: Circular
Dificuldade: Média
Legenda: Manchas de memória
A obra é composta por uma linha do tempo das associações e dos elementos mais emblemáticos que surgiram ao longo da história de existência da Pampilhosa.
Podemos observar na obra as associações: Cruz Vermelha, Bombeiros Voluntários da Pampilhosa, o Teatro, a Filarmónica e os Escuteiros. Também está representado a Igreja, a locomotiva BA 61 e a Fábrica de cerâmica.
Os alunos da EPVL escolheram representar algumas das associações que existem na Pampilhosa que abarcassem as várias áreas de intervenção cultural existentes, já que a Freguesia é conhecida por ter muitas associações e das mais antigas que o concelho da Mealhada possui.
Foram representadas diversas cores:
O verde representa os Escuteiros devido à sua ligação com a natureza, com a esperança e a interação de um grupo. O amarelo representa os Bombeiros por ser uma cor que também os representa e por trazer otimismo. Saiba mais AQUI.
O vermelho representa a Cruz Vermelha como é o seu logotipo. A filarmónica é representada em castanho por ser a cor da lira que a representa. A filarmónica da Pampilhosa teve o seu início no final do séc. XIX, sendo que existe até os dias de hoje. Esta associação é conhecida por toda a freguesia. Saiba mais AQUI.
Cinzento-azulado é a locomotiva BA 61 por ser uma cor que representa a antiguidade da freguesia. Esta locomotiva encontra-se no momento inutilizável e é, de certa forma, uma memória antiga da Pampilhosa. A BA 61 era utilizada para transporte de diversas coisas. Saiba mais AQUI.
O rosa-claro representará o Teatro, devido à ternura que o grupo passa para as pessoas de fora e as que estão por dentro da associação. Saiba mais AQUI.
A Fabrica de Cerâmica é a laranja, porque representa o tijolo do qual ela é feita. A Fábrica de Cerâmica é uma fábrica antiga localizada na Pampilhosa, no momento ela encontra-se em ruinas e abandonada, sendo que, antigamente a fabrica era considerada bastante importante para a freguesia da Pampilhosa.
Para a Igreja é usado o azul que representa a tranquilidade e serenidade que ela pode trazer.
Tudo o que está indicado no mural, faz da Pampilhosa o que ela é hoje em dia.
Autores: Alexandre Martins, Ana Rodrigues, Ângela Morais, Bárbara Leal, Bruna Pinto, Cláudia Baptista, Maria Santos Tatiana Rodrigues.
