Política de Compras Responsável

Política de Compras Responsável

A Política de Compras Responsável estabelece os princípios da Living Place – Animação Turística para alcançar uma gestão responsável e eficiente na aquisição de bens e serviços, estabelecendo um sistema de escolha, avaliação e controlo de fornecedores adequados às necessidades da Empresa.

Finalidade

O objetivo desta Política de Compras Responsável é servir de guia para as decisões relacionadas com a aquisição de bens e serviços, garantindo a escolha de fornecedores que respeitem os princípios básicos de sustentabilidade social, ambiental e económica que nos confere as seguintes responsabilidades:

  • Garantir que a seleção de fornecedores está sempre em conformidade no que se refere a integridade e ética, transparência, confiança, excelência, profissionalismo, inovação e desenvolvimento sustentável;
  • Exigir o cumprimento das leis e regulamentos aplicáveis em todas as circunstâncias no processo de aquisição de bens e serviços, bem como critérios básicos fundamentais relacionados com direitos humanos e do trabalho, discriminação e igualdade de oportunidades, respeito pelo meio ambiente e comportamento ético, refletidos nos 10 (dez) princípios do Pacto Mundial, na Declaração Universal dos Direitos Humanos e nas convenções fundamentais da Organização Internacional do Trabalho;
  • Assegurar a melhoria contínua do processo de compras, com base nos princípios da responsabilidade corporativa e sustentabilidade;
  • Estimular a criação e utilização de produtos, serviços e/ou projetos sustentáveis.

Âmbito da Aplicação

Esta Política tem uma aplicação global em todas as áreas em que a empresa intervém. Qualquer pessoa que faça parte dela é responsável por promover os princípios e compromissos contidos nesta Política da Living Place – Animação Turística.

Toda a atuação da empresa deverá respeitar e garantir os princípios básicos aqui enunciados, visando a melhoria contínua dos procedimentos e operações existentes para a aquisição responsável de bens e serviços e aperfeiçoando os sistemas de controlo de gestão.

Compromissos de Qualidade e Sustentabilidade

A Living Place – Animação Turística atribui importância fundamental à gestão responsável dos recursos, sendo estes os seguintes princípios principais em todos os seus processos de compra e/ou contratação:

  • Compromisso com a garantia da qualidade dos produtos e serviços prestados e inovação;
  • Usamos produtos sazonais de Quintas locais próximas;
  • Promovemos o consumo de alimentos com denominação de origem da nossa localidade;
  • Desenvolvemos “manuais de boas práticas” para não produzirmos resíduos de alimentos e sobrarem embalagens nos eventos;
  • Não compramos mais do que o necessário, preferindo alimentos frescos, a granel, de lojas pequenas e com a menor embalagem possível;
  • Encorajamos o uso de composto;
  • Priorizamos o uso de materiais biodegradáveis para a confeção de presentes para utilizadores, clientes ou funcionários da entidade;
  • Procuramos novos usos para produtos residuais, como recipientes de vidro ou plástico;
  • Reutilizamos corretamente as sobras de alimentos;
  • Temos contentores para reciclagem, tanto em áreas comuns como privadas;
  • Procuramos comprar alimentos em quantidade e qualidade adequadas, priorizando produtos in natura e a granel, com embalagens minimizadas;
  • Partilhamos as nossas experiências em “Desenvolvimento Sustentável” nas nossas redes sociais;
  • Temos parcerias com aliados que realizam ações sustentáveis;
  • Colaboramos com empresas que oferecem alternativas aos plásticos;
  • Apreciação de todos os fornecedores para o mesmo processo de compra sempre que possível, garantindo a sua correta avaliação no processo de seleção e contratação;
  • Independência na decisão de compra de bens ou contratação de serviços, que deve ser feita independentemente de qualquer relação pessoal, familiar ou económica, que possa colocar em dúvida os critérios seguidos na tomada de decisão;
  • Comportamento ético e responsável nas relações com os fornecedores, que será desenvolvido com critérios de honestidade, respeito pelas pessoas e valores sociais e ambientais. Da mesma forma, os colaboradores da Living Place – Animação Turística devem cumprir sempre o que é indicado no Manual de Acolhimento dos Colaboradores, zelando pelo cumprimento da legislação em vigor em todas as áreas de atuação;
  • Eficiência na contratação de bens e serviços para adequá-la aos princípios da necessidade, adequação e austeridade nos gastos;
  • Diversificação dos negócios, na medida do possível, entre diferentes fornecedores locais, de forma a promover a criação de riqueza de forma equilibrada e com igualdade de oportunidades e diversificar o risco;
  • Sustentabilidade, pois serão avaliados positivamente os fornecedores que demonstrem compromisso dentro da sua organização para elevar os níveis de informação, formação, saúde e bem-estar dos trabalhadores através da avaliação dos riscos ocupacionais, demonstrem ações específicas no domínio da responsabilidade corporativa, demonstrem adoção e respeito pelas referências laborais e sociais, como as convenções básicas da Organização Internacional do Trabalho (práticas laborais justas, direito de associação e negociação coletiva, proibição de trabalho forçado ou infantil, e não discriminação no emprego) ou qualquer outro tratado, acordo, diretriz ou norma que derive das organizações internacionais.

A Living Place – Animação Turística evitará a contratação de fornecedores que sejam expressamente conhecidos por terem incorrido em qualquer violação legal, fiscal, laboral, ambiental, de saúde e segurança ou de direitos humanos nos últimos três anos.

Atualização e Revisão

A Política de Compras Responsável da Living Place – Animação Turística será revista e atualizada, quando apropriado, para se ajustar às mudanças sofridas pelo modelo de negócio da empresa ou em decorrência da aprovação de regulamentos diretamente aplicáveis, garantindo a sua eficácia e conformidade.

Informação atualizada em 23 jun 2021.