As Aventuras do Esquilo Ambrósio no À Janela

As Aventuras do Esquilo Ambrósio no À Janela Que fim-de-semana, só vos digo, diverti-me à grande! Os meus amigos estão a participar num projeto com os parceiros Caixa de Palco, um projeto que leva a cultura “À Janela” das pessoas no concelho da Mealhada. Não é brutal? Já viram, assistir a um espetáculo da janela de casa? Em setembro acompanhamos na cidade da Mealhada o espetáculo CRASSH DuoCircus dos We…

Sentei-me com eles…

Sentei-me com eles… Sentei-me com eles, numa espécie de hemiciclo. Eram 20, entre os 10 e os 14 anos. Disse-lhes que precisava de discutir com eles um assunto muito sério (ares de enfado, bocejos, numa espécie de hemiciclo, portanto). Perguntei-lhes se costumavam eleger delegados de turma. Disseram-me que sim. Quis saber a motivação na origem da escolha e quais as dificuldades com que se deparavam, no caso de existirem. Ouvi…

As Aventuras do Esquilo Ambrósio em Ourém e Tomar

As Aventuras do Esquilo Ambrósio em Ourém e Tomar Ora então vamos lá estrear-nos nestas “modernices” dos blogs. Eu sou o Ambrósio, vivo na ECO Quinta Villa Maria e sou a mascote da Living Place. Estou a escrever-vos porque quero contar-vos as minhas aventuras, dar-vos a conhecer alguns locais, histórias e acontecimentos que vou vivendo com o Paulo e a Sónia, os meus amigos. A primeira das minhas aventuras iniciou-se…

Uma Chatice Do Caraças

Uma Chatice do Caraças Uma Chatice. Do Caraças. Tenho feito um esforço para não expressar a minha opinião acerca do tema autárquicas, aqui na minha polis. Este esforço, tem várias motivações mas nenhuma delas parece ser aquela que passa pela cabeça de quem acha estranho o meu silêncio. Apetece-me, no entanto, deixar aqui meia dúzia de coisas escritas. – Não tenho nenhuma dificuldade em mudar de opinião quando consigo perceber…

Entre Ruas

“À Janela” do projeto Entre Ruas O “À Janela” do projeto Entre Ruas foi desenvolvido pela Companhia de Teatro Caixa de Palco, em parceria com a Living Place – Animação Turística e o Município da Mealhada. Propõe apresentar uma programação que estimule a comunidade Mealhadense a intervir, interagir, comunicar e divulgar as suas necessidades através das Artes. Apostamos assim, numa programação que centra a distribuição de vários palcos e espaços…

Águeda Smart City Lab

Águeda Smart City Lab, o Laboratório Vivo para a Descarbonização Continuamos com um trabalho de evolução que tem transformado os comportamentos da população em benefício do Ambiente. Não tinha uma ideia exata por onde este caminho deveria seguir e quais as metas a alcançar verdadeiramente. Ainda por cima com o aparecimento da pandemia COVID-19, o que nos veio trazer novas modalidades de aproximação às pessoas e mudanças estratégicas na forma…

Pipistrellus-kuhlii

OS HABITANTES DA VILLA | Morcego-de-Kuhl (Pipistrellus kuhlii)

OS HABITANTES DA VILLA | Morcego-de-Kuhl (Pipistrellus kuhlii) O morcego-de-Kuhl é uma espécie confortável tanto com habitats urbanos como com habitats rurais, podendo ser encontrado em frestas de edifícios e telhados, mas também em orifícios de rochas e árvores. Este habitante é uma espécie noturna, que caça frequentemente perto de estruturas urbanas como candeeiros, estradas, ou massas de água em jardins. A sua dieta é composta por pequenos insetos voadores!…

Erinaceus europaeus

OS HABITANTES DA VILLA | Ouriço-cacheiro (Erinaceus europaeus)

OS HABITANTES DA VILLA | Ouriço-cacheiro (Erinaceus europaeus) O habitante desta semana é um pequeno mamífero insetívoro que foi libertado na ECO Quinta Villa Maria pela primeira vez em Setembro de 2019, através de uma colaboração com o CERVAS. O Ouriço-cacheiro pode ser encontrado na orla de florestas, em pradarias, pomares, campos agrícolas e até em parques. Durante o inverno hiberna e, de Abril a Setembro, reproduz-se, podendo ter entre…

A Respiração

A Respiração     Acreditamos que as respostas para melhorar o nosso estado de espírito e a nossa saúde estão fora de nós e perdemos a consciência de que o alicerce mais poderoso está dentro de nós: A respiração. Vivemos vários dias sem comer e beber, mas poucos minutos sem respirar, é o ato vital para viver, mas como acontece tão naturalmente vai ficando esquecido e raramente lhe damos a…

Vulpes vulpes

OS HABITANTES DA VILLA | Raposa (Vulpes vulpes)

OS HABITANTES DA VILLA | Raposa (Vulpes vulpes) Sabe qual é o carnívoro mais comum da Península Ibérica e com a maior distribuição em todo o mundo? É a raposa (Vulpes vulpes). Esta residente ocorre um pouco por todo o lado, podendo ser observada em matagais e florestas, campos agrícolas e pastagens, ambientes desérticos e até áreas urbanas. Além disso, também come um pouco de tudo, desde roedores – o…