Pipistrellus-kuhlii

OS HABITANTES DA VILLA | Morcego-de-Kuhl (Pipistrellus kuhlii)

OS HABITANTES DA VILLA | Morcego-de-Kuhl (Pipistrellus kuhlii) O morcego-de-Kuhl é uma espécie confortável tanto com habitats urbanos como com habitats rurais, podendo ser encontrado em frestas de edifícios e telhados, mas também em orifícios de rochas e árvores. Este habitante é uma espécie noturna, que caça frequentemente perto de estruturas urbanas como candeeiros, estradas, ou massas de água em jardins. A sua dieta é composta por pequenos insetos voadores!…

Erinaceus europaeus

OS HABITANTES DA VILLA | Ouriço-cacheiro (Erinaceus europaeus)

OS HABITANTES DA VILLA | Ouriço-cacheiro (Erinaceus europaeus) O habitante desta semana é um pequeno mamífero insetívoro que foi libertado na ECO Quinta Villa Maria pela primeira vez em Setembro de 2019, através de uma colaboração com o CERVAS. O Ouriço-cacheiro pode ser encontrado na orla de florestas, em pradarias, pomares, campos agrícolas e até em parques. Durante o inverno hiberna e, de Abril a Setembro, reproduz-se, podendo ter entre…

A Respiração

A Respiração     Acreditamos que as respostas para melhorar o nosso estado de espírito e a nossa saúde estão fora de nós e perdemos a consciência de que o alicerce mais poderoso está dentro de nós: A respiração. Vivemos vários dias sem comer e beber, mas poucos minutos sem respirar, é o ato vital para viver, mas como acontece tão naturalmente vai ficando esquecido e raramente lhe damos a…

Vulpes vulpes

OS HABITANTES DA VILLA | Raposa (Vulpes vulpes)

OS HABITANTES DA VILLA | Raposa (Vulpes vulpes) Sabe qual é o carnívoro mais comum da Península Ibérica e com a maior distribuição em todo o mundo? É a raposa (Vulpes vulpes). Esta residente ocorre um pouco por todo o lado, podendo ser observada em matagais e florestas, campos agrícolas e pastagens, ambientes desérticos e até áreas urbanas. Além disso, também come um pouco de tudo, desde roedores – o…

Os sistemas locais de saúde

Os sistemas locais de saúde

Os sistemas locais de saúde     Das sugestões construtivas (será sempre essa a minha postura, já sabem). Sei que muitas pessoas continuam assustadas. Custa-me falar com amigos, conhecidos e ver o Medo nos seus olhos ou atitudes! E enquanto o vir, não me irei cansar de escrever aqui… não por teimosia, mas por persistência. Não por arrogância, mas porque amo o meu país e pelos portugueses, todos eles, farei…

Mindfulness

Já ouviu falar de Mindfulness?

Já ouviu falar de Mindfulness?     A forma agitada como enfrentamos o dia-a-dia faz-nos repetir as mesmas rotinas sem nos apercebermos disso, estamos a viver em piloto automático. É importante saber “desligar o botão” e viver o presente, já ouviu falar em Mindfulness? É regularmente traduzido para português como atenção plena, mas a verdade é que o Mindfulness é muito mais do que isso, podemos dizer que é o…

Tadarida teniotis

OS HABITANTES DA VILLA | Morcego-rabudo (Tadarida teniotis)

OS HABITANTES DA VILLA | Morcego-rabudo (Tadarida teniotis) O habitante em destaque desta quinzena pode ser mais difícil de avistar nos horários de funcionamento habituais da ECO Quinta Villa Maria, visto que é uma espécie noturna. Mesmo assim, isto não é desculpa para que não se possa aprender um pouco mais sobre o morcego-rabudo: ele pode ser encontrado em pequenas fendas de escarpas ou montanhas, ou em estruturas feitas pelos…

Pelophylax perezi

OS HABITANTES DA VILLA | Rã-verde (Pelophylax perezi)

OS HABITANTES DA VILLA | Rã-verde (Pelophylax perezi) Já viu este habitante ao vivo antes? Muitos dos nossos leitores já se devem ter cruzado com a rã-verde, visto que é o anfíbio mais abundante em Portugal. Se ainda não teve a oportunidade de a observar, esteja atento da próxima vez que estiver perto de qualquer tipo de habitat aquático (rios, lagos, etc.): se encontrar uma rã com uma distinta linha…

Discoglossus galganoi

OS HABITANTES DA VILLA | Rã-de-focinho-pontiagudo (Discoglossus galganoi)

OS HABITANTES DA VILLA | Rã-de-focinho-pontiagudo (Discoglossus galganoi) Este habitante é endémico à Península Ibérica, o que significa que apenas existe em Portugal e Espanha! Ele pode ser encontrado numa grande variedade de habitats desde que esteja próximo de um ponto de água, e reproduz-se em locais como poças, regueiros ou o charco da ECO Quinta Villa Maria.  Em termos de dieta, não é esquisito: em girino come detritos e…

Salamandra salamandra

OS HABITANTES DA VILLA | Salamandra-de-pintas-amarelas (Salamandra salamandra)

OS HABITANTES DA VILLA | Salamandra-de-pintas-amarelas (Salamandra salamandra) A Salamandra salamandra passa o tempo debaixo de troncos e pedras ou dentro de buracos e tocas de roedores, e come diversos invertebrados, desde moluscos a centopeias. Durante o Verão poderá ser difícil encontrá-la, visto que é uma espécie que não se encontra ativa em Portugal nesta altura. Sabia que este habitante também tem duas “alcunhas”? Além de Salamandra-de-pintas-amarelas, também é chamada…