Política de Turismo Responsável

Política de Turismo Responsável

Conscientes da importância de manter um desenvolvimento turístico sustentável, e assumindo os princípios adotados especificamente na Carta Mundial de Turismo Sustentável, a Living Place – Animação Turística compromete-se a atuar com base numa gestão sustentável das suas atividades, mediante a adoção de compromissos orientados a prevenir, eliminar ou reduzir o impacto das nossas instalações e atividades, tanto internas como externas, assim como otimizar a sustentabilidade das ações e melhorando o seu comportamento para com o ambiente.

Com esse propósito, a Living Place – Animação Turística adotou a seguinte política de turismo responsável, mediante a qual se compromete a cumprir com os requisitos que regulam os efeitos gerados pela atividade turística.

Queremos ser distinguidos por projetos ou iniciativas que contribuam para assegurar a preservação e a valorização económica sustentável do património cultural e natural e da identidade local, enquanto ativo estratégico, e/ou a sustentabilidade ambiental e/ou que promovam a responsabilidade social no setor do turismo.

Assim, comprometemo-nos a motivar e formar os nossos colaboradores com ações de formação e consciencialização sobre os princípios do Turismo Responsável, a promover as boas práticas ambientais e participar em atividades externas, e a informar tanto interna como externamente sobre os avanços e ações ambientais da empresa.

Comprometemo-nos também a lutar contra a exploração sexual, ou qualquer outra forma de exploração e assédio comercial, em particular das crianças, adolescentes, mulheres e minorias.

Um dos nossos principais objetivos é aperfeiçoar a gestão sustentável, assumindo os compromissos de melhoria contínua em todos os âmbitos da sustentabilidade: social, económica e ambiental, assim como a satisfação do cliente. Para isso, os projetos em curso e futuros submeter-se-ão aos critérios de sustentabilidade e eficiência do uso dos recursos.

Política Sustentável da Living Place

A Living Place – Animação Turística tem como compromisso incorporar a ética ambiental em todas as atividades em que intervém, tanto como organizadora como participante, de forma a torná-las compatíveis com a proteção do meio ambiente. Nesse sentindo, a Living Place – Animação Turística deverá sempre que possível estabelecer parcerias de âmbito regional ou nacional. No desenvolvimento das suas atividades, e na observância dos princípios das políticas de ambiente e sustentabilidade, a Living Place – Animação Turística compromete-se a:

  • Cumprir as disposições legais aplicáveis em questões de ambiente e demais requisitos considerados relevantes que a Living Place – Animação Turística subscreva, mantendo uma relação de diálogo e colaboração com os organismos ambientais competentes da sua envolvente social;
  • Promover a melhoria contínua do desempenho ambiental daquelas que são as suas atividades, perspetivando sempre a prevenção de danos e a promoção da utilização sustentável dos recursos ambientais;
  • Minimizar a produção de resíduos através de medidas de prevenção da produção, redução, reutilização e reciclagem de materiais e equipamentos;
  • Integrar práticas de gestão ambiental nas atividades e fomentar a melhoria contínua do seu desempenho ambiental e de sustentabilidade;
  • Promover e divulgar a sua política ambiental a toda a comunidade envolvente, Empresas e outras Instituições, para o conhecimento e respeito da mesma;
  • Incrementar a consciência ambiental, sempre que possível, em toda a área de influência da Living Place – Animação Turística através das Redes Sociais, Imprensa local, Parceiros e Colaboradores.

Esta Política de Turismo Responsável atualizar-se-á sempre que as circunstâncias o exijam, adotando e publicando os novos objetivos de sustentabilidade.

Informação atualizada em 23 jun 2021.