contador

Vacariça

Vacariça UrbanArt

O código QR que o seu telemóvel leu pertence à Freguesia de Vacariça.

O Urban Art ou Arte Urbana, constitui-se como uma galeria de arte exterior difundida por todas as freguesias do concelho da Mealhada no âmbito do projeto 180º Mealhada.

Este Percurso permanente poderá ser feito a pé, bicicleta ou automóvel. Passa por todas as freguesias, onde o desenho evoca parte da história de cada localidade, criando uma expressão criativa no espaço coletivo.
Extensão: 36 Km
Tipo: Circular
Dificuldade: Média

Legenda: Mosteiro Escondido

Nesta obra está recriado o antigo Mosteiro da Vacariça, que desapareceu sem deixar rasto.

Optou-se por fazer um encadeamento de cores baseadas nas do arco – iris, visto que se encontra num parque de lazer frequentado por crianças e adultos. Utilizou-se esse encadeamento de cores de maneira a formar uma “linha do tempo” onde o Mosteiro se vai degradando.

Com a escolha deste tema teve-se como intenção provocar um grande impacto na população da Vacariça, especialmente à população de maior idade, visto que, estes estão familiarizados com esta lenda.

História do Mosteiro: “O Mosteiro exerceu grande influência desde o Mondego até ao Douro, até 1092, data em que passou para a posse do Bispo de Coimbra, juntamente com todos os seus bens. Atualmente não se encontram vestígios do mesmo, no entanto indícios apontam para que se situasse numa casa contígua à igreja de S. Vicente e que se encontra registada na Torre de Tombo.” (Link)

Autores: Tatiana Rodrigues; Cláudia Baptista; Bárbara Leal; Alexandre Martins; Maria Santos; Bruna Pinto; Ângela Morais; Ana Beatriz.

Você Está AQUI!